1. Satanás
- Satanás é o chefe dos anjos
decaídos, uma criatura sobre-humana - Ez. 28.12-15,
- porém, não divino; é um ser espiritual - Ef.
6.11-12
- que pertence à ordem angelical dos querubins
- Ez. 28.14;
- era a mais exaltada das
criaturas angelical - Ez. 28.12,
- cuja personalidade possui intelecto - 2
Co. 11.3
- e sente emoções - Ap. 12.17,
- tem vontade - 2 Tm. 2.26),
- e é tratado como ser moralmente responsável
- Mt.25.41.
Seu nome significa “adversário” – o que faz oposição a Deus e a
seu povo - I Cr.21.1; Jó 1:2; Zc.3.1-2). O N.T. também lhe dá o
nome de “Diabo” (Acusador, Difamador), além de apresentar títulos como:
- Maligno - I Jo. 5.19,
- Tentador - I Ts. 3.5,
- Príncipe deste mundo - Jo. 12.31,
- Deus deste século - 2 Co. 4.4,
- Príncipe da Potestade do Ar - Ef. 2.2,
- e Acusador dos nossos irmãos - Ap. 12.10.
O seu retrato é de malícia, fúria e crueldade dirigidas
contra Deus, contra a verdade de Deus e contra aqueles a quem Deus ama. Além de
sua esperteza enganadora apresentando o mal como bem e realçada por Paulo no
último texto lido, sua ferocidade destrutiva aparece na descrição dele como um
leão que ruge e devora - I
Pe. 5.8.
Como ele foi adversário declarado de Cristo - Mt. 4.1-11; 16:23; Lc. 4.13; 22.3. do mesmo modo, agora ele se opõe aos cristãos, explorando as fraquezas, orientando mal as forças e minando a fé, a esperança e o amor (Lc. 22.32; 2 Co.2.11;11.3-15; Ef.6.16.
Como ele foi adversário declarado de Cristo - Mt. 4.1-11; 16:23; Lc. 4.13; 22.3. do mesmo modo, agora ele se opõe aos cristãos, explorando as fraquezas, orientando mal as forças e minando a fé, a esperança e o amor (Lc. 22.32; 2 Co.2.11;11.3-15; Ef.6.16.
A malícia e a astúcia de Satanás devem ser levadas em conta
seriamente, porém o cristão não precisa ficar tomado de terror servil por causa
dele, porquanto ele é um inimigo derrotado.
- Satanás é mais forte do que
os seres humanos, mas Cristo triunfou sobre ele - Mt. 12.29
- e os cristãos também o farão, resistindo às suas
investidas com as armas que Cristo nos proporciona - Ef. 6.10-18;
Tg. 4.7; I Pe.5.9-10,
- “porque maior é aquele que está em vós do que
aquele que está no mundo” - I Jo 4.4.
Reconhecer a realidade de Satanás, levar a sério a sua oposição,
ficar atento à sua estratégia, levar em conta a guerra contínua com ele não é
cair num conceito dualista de dois deuses, um bom e outro mau, guerreando um
contra o outro. Satanás é uma criatura sobre-humana, mas não é divino; ele tem
muito conhecimento e poder, mas não é onisciente, nem onipotente, e nem
onipresente; ele é um rebelde derrotado e não tem mais poder do que aquele que
Deus lhe permite exercer, e está destinado ao lago de fogo - Ap.20.10.
2. Os Demônios
Muito se pensa a respeito dos demônios. Num ponto de vista pagão grego,
são almas dos homens maus já mortos. Há quem diga que sua origem é de espíritos
desencarnados de uma raça pré-adâmica (que a Bíblia nunca mencionou).
Ao contrário, a Bíblia nos ensina que os demônios são anjos maus,
que um dia foram como os bons, mas pecaram e perderam o privilégio de servir a
Deus. Assim como os anjos, os demônios são seres criados, dotados de
discernimento moral e elevada inteligência, e desprovidos de corpos
físicos.
A seu respeito, Wayne Grudem apresenta a seguinte definição:
“demônios são anjos maus que pecaram contra Deus e hoje continuamente praticam
o mal no mundo”.
Em algum momento entre - Gn. 1.31, que relata que Deus,
ao criar o mundo “viu tudo o que fizera, e eis que era muito bom”, e o texto
de Gn.3.1-5 (em que vemos Satanás, na forma de serpente,
tentando a Eva para pecar) houve uma rebelião no mundo angelical(não se
há certeza se aconteceu antes, ou depois, da criação do homem), na qual
vários anjos se voltaram contra Deus e se tornaram maus.
O Novo Testamento é claro ao mencionar tais fatos e suas consequências em dois textos: 2 Pe.2:4 e Jd.6. Em ambos, encontramos que anjos se rebelaram contra Deus e se tornaram hostis adversários da Sua palavra. Seu pecado, aparentemente, foi o orgulho – a recusa de aceitar o lugar que lhes foi reservado, pois “não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio” (Jd.6).
O Novo Testamento é claro ao mencionar tais fatos e suas consequências em dois textos: 2 Pe.2:4 e Jd.6. Em ambos, encontramos que anjos se rebelaram contra Deus e se tornaram hostis adversários da Sua palavra. Seu pecado, aparentemente, foi o orgulho – a recusa de aceitar o lugar que lhes foi reservado, pois “não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio” (Jd.6).
Satanás, líder de tal rebelião, é chamado de “príncipe dos
demônios” - Mt.12.24
e tem uma hierarquia bem organizada de anjos (Ef.6:11-12);
é razoável supor que esses sejam demônios.
Alguns demônios já estão presos (2 Pe. 2:4; Jd. 6) – mas não ainda no inferno – e alguns estão à solta, cumprindo ordens de Satanás.
e tem uma hierarquia bem organizada de anjos (Ef.6:11-12);
é razoável supor que esses sejam demônios.
Alguns demônios já estão presos (2 Pe. 2:4; Jd. 6) – mas não ainda no inferno – e alguns estão à solta, cumprindo ordens de Satanás.
- Suas Características: Além
de serem seres espirituais - Mt. 17.18; Mc. 9:25; Ef. 6.12,
- eles possuem intelecto, pois conhecem a Jesus
- Mc. 1.24;
- seu próprio destino final - Mt. 8.29;
- o plano de salvação - Tg. 2.19,
- e têm seu próprio sistema doutrinário bem
desenvolvido - 1 Tm. 4.1-3.
- Em geral, os demônios tentam
subverter o propósito de Deus - Dn. 10.10-14; Ap. 16.13-16;
- tentam estender a autoridade de Satanás,
cumprindo a sua vontade - Ef. 6.11-12.
- e podem ser usados por Deus na realização dos
Seus próprios propósitos - 1 Sm. 16.14; 2 Co. 12.7.
Em particular, demônios podem causar doenças - Mt.9.33, Lc.
13.11,16, possuir homens - Mt. 4:24, animais (Mc.5:13),
se opõem ao crescimento dos filhos de Deus (Ef.6:12), e disseminam
doutrinas falsas - 1Tm. 4:1.
POSSESSÃO DEMONÍACA – É a habitação de um demônio numa pessoa,
exercendo controle e influência diretos sobre ela, com certo prejuízo para as
funções mentais e/ou físicas. A possessão demoníaca deve ser distinguida da
influência demoníaca ou atividade demoníaca contra uma pessoa. Nestas duas
últimas formas de atuação, o demônio atua de fora para dentro; na possessão,
ele opera dentro da própria pessoa. Por esta definição, um crente não pode ser
possuído por um demônio já que é habitado pelo Espírito Santo. O crente pode,
contudo, ser alvo de opressão demoníaca a tal ponto de dar a impressão de estar
possuído.
Efeitos da Possessão Demoníaca
- 1. Ocasionalmente, doença
física (Mt.9:32-33). Porém, a doença e a possessão são distinguidas
uma da outra nas Escrituras (At.5:16).
- 2. Distúrbios mentais são
ocasionalmente causados por possessão demoníaca (Mt.17:15), mas não
sempre (Dn.4).
Extensão da Possessão Demoníaca
- 1. Quanto a pessoas: Somente
descrentes em Cristo podem ser possessos. Ao tempo de Cristo, a maioria
das ocorrências de possessão demoníaca deu-se entre gentios.
- 2. Quanto ao tempo: Geralmente
há um surto de atividade demoníaca quando a luz e a verdade se manifestam
mais fortemente.
O Destino dos demônios – todos os demônios serão
lançados juntamente com Satanás para dentro do lago de fogo (inferno) depois do
retorno de Cristo à terra, no fim da história (Mt.25:41).
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